Escrevendo Português com o teclado italiano



Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vou dar uma dica de como escrever Português corretamente utilizando um teclado italiano. Essa dica também pode ser utilizada para outros teclados estrangeiros.Sei que muita gente conhece essa dica mas acredito que pode ser útil para alguém. Por favor, não riam da minha cara. rs rs rs

O teclado italiano possui apenas 3 “acentos” do Português que são: “ç”, “é” e “à”. Nada mais. Para mim, escrever em Português tornou-se algo difícil e chato pois tinha que copiar e colar no texto as vogais acentuadas. Fala sério! Mas como escrevia raramente em Português, isto não era realmente um problema. 
Quando decidi começar a blogar percebi que tinha que resolver esse problema definitivamente. Fiz isto sem comprar um novo teclado e sem baixar nenhum programa ou barra de ferramentas.

A minha dica é a seguinte:

 Abra o programa Word:
 Vá em:  Enserir ----> Símbolo

Abra a caixinha dos símbolos e procure todas vogais acentuadas no nosso alfabeto que faltam no seu teclado e modifique os seus atalhos, tornando-os mais fáceis. Para criar os atalhos eu utilizei a tecla Ctrl+ um número de 1 a 9.   


Criei uma tabelinha com todos os atalhos que ficou assim:

 
Imprimi minha tabela e a colei no alto do computador. Então, toda vez que tenho que digitar em Português dou uma olhadinha na tabela, e vejo qual número tenho que digitar depois do Ctrl para a obter a minha vogal acentuada. Agora consigo digitar muito mais rápido pois este método é bem fácil de utilizar. Você precisa configurar estes atalhos apenas uma vez para cada computador. Não se preocupem em memorizar esses atalhos pois não existe a necessidade. Mas confesso que com o tempo e o hábito eu acabei memorizando alguns, sem querer querendo. rs rs rs

Então, gostaram da dica?

Beijos e até o proximo post!
 




Comentários

  1. Uma boa ideia tbm é comprar uma capinha de proteção com teclas em língua portuguesa (Copritastiera Portoghese) ou adesivos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Digitar português com teclado italiano é um inferno kkkk... Eu comprei um Macbook na Itália (bem mais em conta que no Brasil), no começo me arrependi por causa do teclado. Pra quem usa o Macbook, estas são as teclas:

    alt + 8 = acento agudo (áéíóú)
    alt + 9 = acento grave (àèìòù)
    alt + n = til (ãõ)
    alt + ì = circunflexo (âêô)
    alt + shift + ç = Ç (cedilha, quando precisa digitar tudo MAIÚSCULO... como em CORAÇÃO)
    Nada disso funciona com o Caps Lock ativado (pra colocar tudo maiúsculo automaticamente). Precisa desativar o Caps Lock e segurar o shift pra colocar cada letra que deve ser acentuada em maiúscula. Por exemplo:
    pra digitar É, eu preciso apertar alt + 8, depois segura shift e aperta E. É tão surreal esse layout que nem os italianos sabem usar direito, digitam 'E, sendo que na língua deles deveria ser È... kkkkk

    É mais fácil fazer do que explicar. No começo é um inferno mesmo kkkk... Com o tempo me acostumei... hoje digito rápido. Não é o mesmo que ter um teclado brasileiro ou internacional. Se puder evitar comprar computador com teclado italiano, é melhor... mas quem precisa comprar, tbm não é o fim do mundo, acaba acostumando.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Addition arrangements are your innovative-sequence random to speak what credos foremans key your “fit” for a scrupulous credo, so provide them your conspicuous step. amatoriale italiano

    ResponderExcluir
  6. Há sempre a possibilidade de usar teclado externo ....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O italiano que você já conhece / Il portoghese che già conosci - APRESENTAÇÃO / PRESENTAZIONE

Faculdade na Itália : quanto custa e como funciona