Au Pair na Itália



Oi pessoal tudo bem?

Uma das coisas mais interessantes sobre vir à Europa é o fato de não precisar de visto pra quem pretende vir por até três meses. Isso facilita a vida de muita gente! Nada da burocracia dos consulados, nada de intrevista para visto, ecc. Mas não vou falar sobre vistos não, hoje vou falar sobre a possibilidade de trabalhar como au pair na Itália. Deu pra deduzir pelo título não é mesmo? Rs rs rs Vou contar minha experiência como au pair para vocês. Estão preparados? Então....

Senta que lá vem a história...

Conheci meu marido em julho de 2007 e em março de 2008 vim à Itália pela primeira vez. O amor que sentia (e sinto ainda)por ele, o tédio por fazer um trabalho que não gostava e o fato de já ter terminado a faculdade foram os igredientes que me levaram a pedir demissão, fazer as malas e ir sozinha para o outro lado do mundo. Que coisa dramática! rs rs rs rs

Tudo lindo e maravilhoso, mas antes de viajar tinhámos um problema importante para resolver: eu não poderia ficar na casa do meu amore. E agora José??

Foi então que tivemos a ideia de tentar achar uma família que me aceitasse como au pair. Com a ajuda da nossa amiga Net (Internet) descobrimos um site chamado AuPairWorld (parece nome de parque de diversão rs rs rs ) e através deste site encontrei uma família.

Para quem não conhece o termo au pair, explico: é uma pessoa (mulher ou homem) que fica hospedado na casa de uma família (geralmente em outro país), cuida das crianças e faz alguns trabalhos domésticos.
As vantagens do programa são: casa, comida (e roupa lavada?), poder aprender uma língua estrangeira muito mais rápido e receber uma ajuda de custo. Algumas famílias podem até disponibilizar um carro para a au pair.
Pra ser bem sincera, a minha experiêcia como au pair não foi muito positiva. Tive um problema com a primeira família (o pai perdeu o emprego) e tive que achar outra em pouco tempo. Como eu já estava aqui foi bem mais fácil e decidi ir conhecer a segunda família pessoalmente. Na segunda família mais problema: o casal estava se separando. Vocês podem imaginar: brigas, choro, crianças traumatizadas. Foi bem estressante, tenho que admitir, mas resisti até o fim.

Essa foi a minha experiência. Não significa que tem que ser sempre assim. Decidi falar sobre esse assunto por que muitas pessoas não sabem dessa oportunidade. Detalhe: o site é gratuito. Há também uma opção a pagamento que oferece mais serviços às pessoas inscritas.

Para quem estiver intessado em saber mais sobre esse assunto, no meu canal coloquei um vídeo explicando como funciona o site. Detalhe importante: há oportunidades para vários países e não só para Itália.

Se alguém já teve uma experiência parecida com a minha e quiser compartilhar, fique à vontade.





O que vocês acharam?

Beijos e até o proximo post!








Comentários

  1. Que legal Priscila que voce foi au pair! E que bom tambem que voce disse a verdade, que nem tudo sao flores! E assim como todo trabalho, tambem garante um grande aprendizado, ne? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, todo trabalho é assim. Apesar dos puntos negativos estava feliz por estar no exterior, perto do meu amore, melhorei muito o meu italiano e voltei ao Brasil com uma graninha. :D Beijos!!!

      Excluir
  2. Oi, estava pensando em ir como au pair pra italia, que tipo de visto eu preciso vc sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,

      Olha, o trabalho de aupair na italia nao é regulamentado. Nao é como em Paises como França e Estados Unidos onde vc vai como aupair mas pode pedir visto de estudante de 1 ano ou mais.
      Eu vim sem visto mesmo. Fiquei 3 meses pois este é periodo maximo que vc pode ficar aqui como turista.

      Espero ter ajudado. :)

      Excluir
  3. Oi!!
    Tu só comprou a passagem e foi? isso? hahha

    ResponderExcluir
  4. Ola Priscila, otimo seu blog, parabens. Encontrei uma otima familia (aparentemente) na Italia, ja falo o italiano e isso ajudou muito na escolha de ambos. Bem, eis que chegou o grande problema O MEDO, o medo de ser deportada principalmente ( ter os planos destruidos no aeroporto seria um horror ) por isso te pergunto qual o melhor modo de entrar sem problemas, o qual o modo q vc entrou, vou ficar somente os 3 meses, como permite a lei italiana, mas nao posso comprovar renda para 3 meses. E a tal Lettera d Invito a familia nao pode fazer pois teria q colocar a disposicao 4 mil euros, Eai Jose?! O que fazer Help me pls!!!


    Grazie mille

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui com a passagem de volta comprada, com a carta convite e com dinheiro. Nao para assustar vc mas me fizeram varias perguntas no aeroporto. Fui atraves da TAP e fiz escala em Lisboa. Me perguntaram tudo e me fizeram até mostrar o dinheiro, mas nao contaram. Mas como estava tudo em ordem, eles nao podiam falar nada. Claro, foi minha primeira viagem e estava muito nervosa. E se vc viesse por menos tempo? Por 2 meses por exemplo? Espero ter ajudado. Boa Sorte!

      Excluir
  5. olá td bem?Preciso da sua ajuda,please..Encontrei uma família do Aupair world, eles são da Itália..Minha duvida e receio é o visto..Pensei em ir como turista por 2 meses,mas se der certo quero prorrogar..vc acha que seria possível?Quantos Euros vc levou para 2 meses?
    Mto obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriah! Pra vir por 2 meses, ou até no maximo 3 meses, os brasileiros nao precisam de visto. Entao, nao qdo vc chegasse vc nao teria um visto para renovar. Esse é problema principal de quem quer vir à Italia... :/ Nao me lembro bem quanto trouxe. Eu fiquei por 3 meses... acho que foram 2.000 Euros. Agora nao lembro pois ja faz um tempinho. Boa Sorte!

      Excluir
  6. Oi Priscila! Sou de Belem e estou querendo me mudar para a Italia. Estava em busca de universidades para fazer o mestrado, talvez. Tenho varias duvidas, pois ainda estou em processo de pesquisa. A principal eh: como os estrangeiros sao recebidos na Italia? Ha muito preconceito? O Mercado de Trabalho esta bom para estrangeiros? Tenho nacionalidade portuguesa e o famoso passaporte vermelho... voce sabe como eu procedo para obter o documento para residencia fixa? Obrigada por qualquer ajuda que voce possa me dar!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, sucesso, saúde e paz para você e a sua família! Grazie (adoro as aulas kkkkkk)

    ResponderExcluir
  8. Olá Priscila, estou querendo ir á Itália como aupair. Gostaria de saber como funciona a jornada de trabalho. O que a família oferece? Hospedagem, comida...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Abnadab. A familia ofecere casa, comida e um "salario"..... O "salario" é baixo e varia de 300 a 400 Euros por mes. Boa Sorte!

      Excluir
  9. Oii tudo bem? Eu amei o post e gostaria de saber se foi necessário, você ter experiência com crianças para ser Au pair. Beijos ^^

    ResponderExcluir
  10. Ciao! Come và?
    Eu estou querendo ser au pair na Itália e estou procurando sobre (não tem muitas informações haha).
    Eu tenho um italiano em nível B1 (fiz dois anos de italiano), mas não pratico faz um ano e meio, dois anos (lembro-me das coisas básicas, as pessoas, plurais, dias da semana, pronúncia e escuto e leio bem, mas já não me recordo de algumas coisas de tempos verbais) e um inglês nível A2 (não sei falar em um nível intermediário, mas entendo bem). Seria um nível bom? Eu teria problemas com isso? :c
    Tenho a cidadania italiana e o passaporte vermelho, eu teria algum tipo de problema no aeroporto?
    E nas agências é necessário comprovar ter 200 horas de experiência com crianças e fazer uma entrevista para comprovar um nível de inglês B2, tem algo do gênero no AuPairWorld?
    Mi spiace per tanti domande! Aspetto una risposta, grazie mille!

    ResponderExcluir
  11. Como eu li...visto de aupair nao eh regulamentado. Iria-se entao como turista e dpepois? até porque pra permanecer por mais 3 oummais meses denecitaria de uma visto ou uma prorrogacao.....e como seria assim feito?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Pri, estou querendo tirar minha cidadania e morar na italia, mas sou casada, e iria sozinha para porder tirar o visto e depois meu marido e filha iriam, eu consigo ser aupair por 3-6 meses para conseguir minha dupla cidadania?

    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo Português com o teclado italiano

O italiano que você já conhece / Il portoghese che già conosci - APRESENTAÇÃO / PRESENTAZIONE

Faculdade na Itália : quanto custa e como funciona